Burrinho destina recursos do carnaval para 2 novos PSFs

Prefeito-de-Iturama-Burrinho.png

População dos bairros Santa Rosa e Itália será beneficiada com o Programa Saúde da Família

No fim da manhã desta segunda-feira (02-02), o prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho anunciou que os recursos financeiros destinados à realização do carnaval serão investidos na implantação de dois novos PSFs (Programa Saúde da Família). Um deles no bairro Santa Rosa dentro das instalações da UBS que está em construção e outro no Itália.

A suspensão das festividades deste ano já foi justificada pelo gestor em entrevista anterior que, só fez o anúncio dos novos investimentos, após uma reunião com o vice-prefeito Olegário Ferreira de Lima e a Câmara de Vereadores. “De imediato, serão dois PSFs sendo que o do bairro Santa Rosa não está concluído, mas vai atender provisoriamente no São Miguel e teremos ainda um no Itália,” confirmou.

Ainda falando sobre a Saúde, Burrinho acrescentou que desde o mês passado os PSFs possuem médicos atendendo das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. “Com isso, conseguimos reduzir o volume de pessoas no Pronto Socorro de 250 para 140, devido à efetiva presença dos médicos nos postinhos,” observou.

Folha de pagamento

Outro assunto abordado pelo prefeito durante a entrevista foi direcionada a folha de pagamento dos funcionários públicos realizada na última sexta-feira do mês (30-01). “Apesar de fecharmos o janeiro com uma queda de R$ 500 mil em nossa receita justificada pela queda na produção de energia, conseguimos manter em dia o pagamento dos nossos funcionários, sempre antecipado para o último dia útil do mês,” explicou ele ao apontar que a crise atinge municípios de todo Brasil.

O momento difícil da economia também foi salientado pelo vice-prefeito Olegário Ferreira de Lima. “Hoje os recursos estão concentrados na esfera Federal o que prejudica muito os Estados e os municípios.” avaliou Lima considerando que a questão precisa ser avaliada com urgência pelo Governo Federal.

Recapeamento

A paralisação nas obras de recapeamento nas ruas do Centro da cidade também entrou na pauta do dia. “Como está chovendo em torno de 40 a 50 milímetros e, isso pode prejudicar a qualidade da obra. Mas adianto que vamos recapear a Rua Paranaíba perto do antigo “Bar do Boi” até o Pronto Socorro e suas adjacentes ligando a Rio Grande a Mato Grosso”, antecipou.

Segundo ele outros pontos críticos estão incluídos no projeto de infraestrutura. “As ruas próximas ao ginásio Prefeito Alcides Costa bem como da Vila Pádua em frente ao supermercado e do hotel,” apontou. Na oportunidade ele noticiou recursos na ordem de R$ 1 milhão e meio para recapeamento de uma das principais vias acesso aos bairros.

“O dinheiro irá garantir novo asfalto a Avenida José Freitas Nunes, a nossa Juca Chique, também das Avenidas Caiapó, ,Cônego Osório e outros trechos críticos,”elencou o gestor ao pedir paciência aos moradores dos bairros Jardim América e São Miguel, onde ele diz reconhecer a necessidade de uma nova pavimentação asfáltica.

Emissão de documentos

Sobre a emissão das cédulas de identidade e carteira de trabalho, motivo pelo qual o prefeito e vereadores acompanhados dos deputados Aelton Freitas e Arnaldo Silva Júnior viajaram à Belo Horizonte na semana passada, Burrinho comentou o resultado da reunião com Secretário Adjunto Rodrigo de Melo Teixeira.

“Ficou definido que a Prefeitura vai mandar um funcionário para fazer treinamento, pois o Estado não tem condição de enviar uma pessoa para Iturama e nós estamos proibidos de ceder funcionários para o Estado,” justificou o gestor ao comemorar a decisão que permitirá o Governo Municipal realizar a emissão dos documentos.

Para o vice-prefeito, a Administração está trabalhando em questões da competência do Estado por priorizar a necessidade da população ituramense. “Estamos buscando alternativas para que estes problemas sejam resolvidos, mesmo sendo responsabilidade do Governo Estadual, a Prefeitura decidiu intervir para sanar a situação,” afirmou.

UFTM

Para encerrar a entrevista, o prefeito relembrou a data de inauguração do Campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Iturama, que nas próximas semanas recebem as inscrições para a segunda chamada do Sisu destinadas as 100 vagas para os cursos de Química e Ciências Biológicas. “Convido todos, para participar da implantação da universidade, no dia 13 de fevereiro às 10 horas, no anfiteatro Professora Aldariza Freitas Machado, na Vila Olímpica.”

Fotos: Aldair Lima/Marcos Antônio

Anexo-sem-título-00049.png