Capoeira Arte Brasileira realiza 1º Jogos de Verão

capoeira mestre lua
O Centro Cultural e Esportivo de Capoeira Arte Brasileira realizou no dia 15 de dezembro de 2018 no Ginásio Poliesportivo Zé Burrinho em Iturama o 1º Campeonato Aberto de Capoeira cadastrado na 10ª Jornada Cultural de Capoeira.

O Evento contou com a presença de participantes das Cidades de: Fernandópolis, São José do Rio Preto, Aparecida do Taboado, Monte aprazível, Ituiutaba, Prata, Estrela do Oeste, Paranaíba, São Simão, Talhados, Votuporanga, Frutal, Catanduva, Bilac, Meridiano, Jales, Araxá, Chapadão do Sul, Mirassol, São João do Iracema e Birigui.

Marcaram presença os Mestres convidados: Roque, Marvado, Jamaíca, Lousado, Víbora, Tabaco, Zói, Simba, *Forugo*, Milton, Espoleto e Aladim.

Categoria: Berimbal Gringo Adulto (Masculino)

1º Lugar: Walisson Cezar (Motoqueiro) Iturama

2º Lugar: Rian Gabriel – Jales/SP

Categoria: Berimbal Viola Feminino

1º Larissa Souza - Paranaíba/MS

2º Maria Clara Caetano de Oliveira – São João do Iracema/SP

Categoria Infantil

1º Luiz Henrique (Belim) Iturama/ MG

2º João Pedro da Luz – Aparecida do Taboado/ MS

Categoria Juvenil Masculino

1º Jhoni Pereira dos Santos – Iturama/MG

2º José Tauanderson – Iturama/MG

Categoria Mirim

1º Davi Ramos - Estrela do Oeste/SP

2º Atila Rodrigues Brilhante - São Simão/SP

A organização do 1º Campeonato Aberto de Capoeira foi ficou a cargo dos instrutores: Geovane (Anjo Preto), Aroudo José (Angora) e alunos, com a supervisão do Eurides Alves Ferreira.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.

Eurides Ferreira, conhecido por Mestre Lua, não tem medido esforços para dar o máximo de atenção aos seus alunos na realização de eventos como esse os encorajando e dando lhes forças para superar os obstáculos. No evento o Mestre lua foi homenageado pela sua atuação.

CONFIRA AS IMAGENS DESTE EVENTO CLICANDO NESTE -->LINK