Escola Móvel termina com 484 capacitações em Iturama

DSC_1017.png

Prefeitura∕Sesi∕Senai∕Fiemg

Cerimônia de encerramento dos 13 cursos aconteceu na noite do dia 3, na sede da Inspetoria do Crea

Promover a cidadania por intermédio da profissionalização e possibilitar a geração imediata de renda estão entre os propósitos do programa Escola Móvel Sesi∕Senai-Fiemg e passou a ser também do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho) , do vice Olegário Lima e Câmara de Vereadores no intuito de qualificar a população neste momento de crise vivido pelos municípios de todo Brasil.

Para que a cidade fosse contemplada com a iniciativa, foi preciso uma concentração de esforços do Setor de Convênio da prefeitura por meio do gestor Clayton Oliveira e da Agente de Desenvolvimento Fátima Mafra. Essa mobilização garantiu que os moradores tivessem acesso entre os meses de novembro e dezembro a 13 cursos de iniciação profissional.

“Muitos municípios manifestaram interesse em receber a nossa tenda, mas o incentivo da prefeitura foi determinante para que nos viéssemos para cá”, confirmou a gerente Sesi do programa Joana D’arc Oliveira Furtado. Durante a cerimônia da entrega de certificados e encerramento dos cursos realizada na sede da Inspetoria do Crea, ela adiantou que vários alunos do projeto já foram contratados por empresas da cidade.

Representando a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) regional do Pontal do Triângulo, a gerente Renata Marielem Pimenta Dutra completou o comentário da gerente acrescentando que o fato da cidade não contar com unidades do Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai(Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) foi outro aspecto avaliado para a recepção do programa.

Segundo o prefeito Cláudio Burrinho, a parceria veio para Iturama na hora certa. “Neste momento de crise, nosso intuito é fazer com que as pessoas estejam qualificadas. Ano que vem, vamos fechar novas parcerias para que mais pessoas possam ter essa oportunidade,” garantiu.

Olegário Lima enfatizou o dinamismo da administração em apontar ao Sistema “S” e ao Fiemg a necessidade de treinamentos a população e acredita que, os alunos participantes, agora capacitados, vão agregar mais qualidade ao mercado de trabalho. “Iturama tem um comércio forte e temos que nos preocupar com nossa mão de obra. Estamos voltados para o bem da nossa população e do comércio para fortalecer Iturama.”

O programa terminou suas atividades na cidade no dia 4, com 484 capacitações em 13 cursos. Otimista por concluir o de Auxiliar Administrativo e Secretariado, Joelma Scapim disse que foi surpreendida com a qualidade da estrutura e a didática apresentada. “O curso é ótimo, aprendi muito e agora estou preparada para o mercado de trabalho.”

Antes de finalizar a solenidade, Renata e Joana entregaram ao prefeito Cláudio Burrinho um certificado no qual atesta que o município foi beneficiado com 484 capacitações do programa Escola Móvel Sesi∕Senai. Durante a permanência da estrutura na cidade, instalada ao lado do salão paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, os representantes do programa organizaram um café empresarial para visita dos comerciantes as instalações.

Entre eles, marcaram presença o presidente da Associação Comercial e Industrial de Iturama, Lairson Fraga e a secretária de Educação, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato. A pasta dela e demais solicitadas deram todo suporte durante a passagem da escola itinerante pelo município.

Certificados

Devido o grande número de formandos, a organização do programa informou que eles devem procurar os certificados na sede do CVT-UAITEC na rua Cidade do Prata, nº 1.285 a partir do dia 15 de fevereiro. Eles ficarão disponíveis até por 90 dias a contar da data de entrega.

DSC_1034.png

DSC_1038.png