Iturama avança para execução do Somma

Município busca R$ 7 milhões para obras nos bairros Amazonas, “108 Casas” e “200 Casas”

infraestrutura

Crédito: Elizandra Manfrim Magossi

Prefeito Cláudio Tomaz de Souza anuncia investimentos de R$ 7 milhões pelo Novo Somma

Pelo Projeto Novo Somma – (Saneamento Básico e Ambiental e Modernização
dos Municípios Mineiros) Iturama poderá investir R$ 7.017.951,82 no setor de
infraestrutura para atender as comunidades dos bairros Diógenes de Souza e
Amazonas, na região sul do município: R$ 1.234.217.76
(rede pluvial no Dr. Diógenes),R$ 1.018.180.40 (rede pluvial no Amazonas) e
outros R$ 4.765.553.66 (asfalto no Amazonas).
Iturama pleiteia R$ 5 milhões em financiamento pelo BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) e outros R$ 2.017.951.82 serão investidospor meio de contrapartida da
Prefeitura. Read More

Atualmente, a fase é de aprovação do financiamento para a habilitação do projeto
arquitetônico, o que abre a possibilidade da abertura da próxima etapa: a de aprovação
pelo Sistema do Tesouro Nacional (STN). “Para esta análise, o STN requer toda a
documentação contábil da Prefeitura, totalmente compatível para o financiamento no
nosso ponto de vista”, explica o responsável pela gestão de convênios Clayton
José de Oliveira.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, em coletiva que reuniu a imprensa na manhã
desta segunda-feira (8 de março), em seu gabinete, ressaltou que todas as medidas
que cabem à Prefeitura e à Câmara Municipal de Iturama já foram tomadas. “Nesta
segunda o Legislativo aprovou, em reunião extraordinária específica para debater o projeto Somma, três projetos de lei que colocam Iturama em estágio adiantado quando o assunto é a pavimentação do Amazonas, das ‘108 Casas’ e das ‘200 Casas’ e à inclusão digital. Gostaria de parabenizar todos os vereadores pelos esforços para resolvermos os problemas de infraestrutura destas localidades. O Legislativo está de parabéns porque resolveu tudo a tempo e na hora. Fui a Belo Horizonte na semana passada para acompanhar às questões referentes ao Somma de perto. Nossa parte está pronta e estamos aptos para receber os recursos. Agora acredito ser mais uma questão de apoio das bases políticas para que possamos iniciar as obras o mais rápido possível.” A execução deve se estender por um ano e meio.

Os três projetos de lei aprovados pela Câmara são: o que autoriza a negociação do Somma no BDMG, a revisão orçamentária para adequação do projeto no orçamento do município e a lei que cria o conselho municipal para acompanhar os Telecentros de Iturama, que são os centros de inclusão digital.

Revitalização

Ainda durante a coletiva, o prefeito falou da revitalização dos canteiros centrais da Avenida Campina Verde. “As pessoas não precisam se preocupar. Antes de iniciarmos o trabalho foi feito um levantamento, inclusive com laudo, que apontou riscos à comunidade porque existiam árvores condenadas. Quando concluirmos a obra, a comunidade vai entender que teve um ganho em oxigenação, ornamentação e segurança, o que é muito importante. Nas avenidas Alexandrita e Ayrton Senna, vamos respeitar parte das árvores existentes para executarmos o processo de revitalização. Sei da importância que as árvores exercem no meio ambiente. Morei por muitos anos na área rural e tenho uma preocupação muito grande. No passado, por exemplo, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, distribuímos 30 mil mudas para o reflorestamento em diferentes localidades do município.”

Recapeamento

O recape do bairro Madalena, obra que faz parte de um pacote de R$ 3,2 milhões de investimentos anunciado no mês passado pela Prefeitura de Iturama, também foi citado pelo prefeito. “Nossa meta é seguir o mesmo padrão do serviço executado no ano passado na Vila Cruzeiro. Para o dia 16 aguardamos a abertura da licitação para o recape do Bom Sucesso e, ainda neste ano, nossa meta é executar o serviço no Jardim América. Trabalhamos para que Iturama não tenha mais os problemas que enfrenta hoje com relação à malha asfáltica, que já estava deteriorada quando assumimos a Prefeitura.”

No bairro Vila Madalena serão recapeados 21.885,10 metros quadrados, obra que terá R$ 300 mil da Subsecretaria de Estado de Assuntos Municipais e contrapartida de R$ 71.241,17 da municipalidade. A empresa vencedora do processo licitatório foi a construtora Araguaia. A ordem de serviço foi assinada no último dia 26 e a previsão de término do serviço é de três meses.

O prefeito lembra que o recape foi viabilizado, além da intervenção do deputado Aelton Freitas (PL/MG), pelo empenho do subsecretário de Assuntos Municipais do Governo de Minas Gerais, Romeu Anísio Jorge. “Sabemos que o bairro foi esquecido por uma longa data no que se refere à questão de infraestrutura, problema que buscamos resolver”, diz o prefeito.

O recapeamento do Bom Sucesso terá um repasse do Ministério das Cidades de R$ 443.650,00 e contrapartida da Prefeitura de R$ 39.956,25. Na localidade serão recuperados 36.553.13 m² de asfalto, obra prevista para ser iniciada em abril e concluída três meses depois.