Escola Agrícola lança projeto pioneiro

“Eu Posso...Nós Podemos!” tem como meta conscientizar alunos sobre a importância do engajamento nos ambientes escolar e social

A diretoria da Escola Municipal Agrícola “Alípio Soares Barbosa” lançou, na manhã desta quarta-feira, o projeto “Eu Posso...Nós Podemos!”, uma iniciativa inovadora que tem como objetivo geral motivar os alunos matriculados entre os 6.º e 9.º períodos do Ensino Fundamental e desenvolver e fortalecer ações e atitudes solidárias. A meta é promover um comportamento de respeito entre os envolvidos, motivando-os no sentido de produzirem resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem e em suas relações interpessoais.


Entre os objetivos específicos estão melhorar a relação entre professor-aluno e aluno-aluno, aumentar a satisfação e elevar a auto-estima dentro e fora da sala de aula, fortalecer o sentimento de equipe, mobilizar os educadores para a utilização de práticas mais eficazes e integrá-los em reuniões onde poderão relatar experiências.

“Esta é uma iniciativa criada pela própria equipe da escola pensando em trabalhar as questões comportamentais e voltadas para o aprendizado de nossos alunos”, explica o diretor da Escola, Leandro Werner. Para atingir as metas propostas, além do trabalho em sala de aula, os alunos serão inseridos em uma série de atividades solidárias, como por exemplo, na arrecadação de cestas básicas para atender famílias carentes de Iturama.

“A metodologia foi discutida entre os professores da escola que priorizaram a aprendizagem e sugeriram estratégicas pedagógicas e práticas didáticas para motivar cada uma dos alunos no ambiente escolar e fora dele.” A partir do projeto, todos os alunos passam a ser avaliados mais categoricamente. Além dos professores, agora toda a equipe da escola é responsável.

Metodologia

O regulamento do projeto prevê prêmios nas modalidades “Melhor Desempenho Individual” e “Melhor Recuperação Individual”, voltados para um aluno de cada sala;  “Melhor Desempenho Coletivo”, para turmas; e “Melhor Desempenho”, que contemplará dois professores. Entre os prêmios, uma bicicleta e uma festa de confraternização no local escolhido pelos alunos e R$ 300 aos profissionais.

Alguns dos quesitos avaliados são notas dos alunos, freqüência, educação, higiene pessoal, comportamento, solidariedade, ocorrências disciplinares, organização, união da turma, zelo pela instituição, comportamento e turma mais uniformizada. Para contemplar o professor serão avaliados o relacionamento com os alunos e colegas de trabalho, ética profissional, práticas pedagógicas, gestão de sala, pontualidade, freqüência, zelo pela instituição, disposição, engajamento e solidariedade.  

“Queremos, a partir do momento em que o aluno perceber seu melhor desempenho como cidadão, reduzir e até mesmo extinguir os prêmios, agora usados como uma forma de chamar a atenção para os objetivos”, diz Werner. O diretor explica que a premiação é possibilitada com recursos próprios da Escola, que comercializa o excedente de tudo o que é produzido na unidade que mantém o curso técnico em Agricultura.       

“Em momento algum o Projeto “Eu Posso...Nós Podemos!” visa instigar a rivalidade entre os participantes. O que queremos é estimular a mudança de atitude, a ampla união entre alunos e professores, bem como aumentar o desejo e a possibilidade de todos alcançarem resultados satisfatório em suas ações. Acreditamos no potencial de cada um.”

A secretária municipal de Educação, Rita Lorenzato, ressaltou, na cerimônia de apresentação do projeto, o comprometimento de toda a equipe da Escola “Alípio Soares Barbosa” pela qualidade do sistema de Educação. “Temos de sonhar, acreditar e lutar pelos nossos ideais, sempre com atitude e muito estudo. Todos têm de aproveitar cada minuto de sabedoria que nos é transmitido porque ele nunca volta. Acredito que o projeto ‘Eu Posso...Nós Podemos!’ será colocado em prática com resultados extremamente satisfatórios.”        

Dinâmica

A vereadora Cidinha Longo, convidada pela diretoria da Escola para representar o Legislativo no lançamento do projeto, aproveitou a oportunidade para realizar uma dinâmica com os alunos com a meta de ressaltar valores como responsabilidade, comprometimento, respeito e empenho. “Cada pessoa é do tamanho do sonho que tem e por isso todos devem sonhar grande, com vontade de mudar quando há necessidade.”

Cidinha também lançou a primeira campanha solidária pelo projeto “Eu Posso...Nós Podemos!”. “Aproveitando a II Semana Municipal da Mulher, quero divulgar a campanha Mulher Solidária, criada para arrecadar roupinhas de bebê. Vocês podem colaborar entregando o que arrecadarem até o fim do mês de março. As peças serão doadas a mamães carentes do município.”

Além do diretor Werner, da secretária Rita e da vereadora Cidinha, compuseram a mesa principal durante a cerimônia o cabo Cícero Daniel da Silva, que integra a Patrulha Escolar, o conselheiro tutelar Josias Pereira de Vasconcelos e a diretora pedagógica Selma Borges Queiroz. A vice-diretora Glimar Hipólito de Freitas recepcionou os convidados ao lado do diretor.

Homenagem

Moisés Jeremias Trindade e as irmãs Thais e Thamires Rondão de Souza foram os alunos escolhidos para entregar vasos de flores para Rita Lorenzato e Cidinha Longo. A homenagem foi prestada logo após o lançamento, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).          

Aniversário

A Escola Municipal Agrícola “Alípio Soares Barbosa” completará 13 anos de funcionamento no próximo sábado, dia 13, com 265 alunos matriculados no Ensino Fundamental do 6.º a 9.º ano e no curso técnico em Agricultura, sendo 50 no ensino profissionalizante.

A unidade, localizada na BR 497, Km 241, na Zona Rural de Iturama, é instalada em uma área de dez alqueires totalmente produtivos onde são desenvolvidas atividades de horticultura, culturas anuais e perenes, fruticultura, criação de animais de pequeno porte e de gado de leite entre outras atividades. Todo o excedente é comercializado e os recursos revertidos à própria instituição, mantida pela Prefeitura de Iturama.   

“Hoje uma das vantagens daqueles que fazem o curso técnico em agricultura é a facilidade de se colocar no mercado de trabalho. Em nossa região, por exemplo, são quatro usinas que sempre buscam trabalhadores com o ensino profissionalizante. A nossa escola forma profissionais extremamente capacitados para ocupar um destes cargos”, finaliza Werner. A unidade, que é aberta à visitação, ainda mantém o Projeto Escola em Tempo Integral, o Proeti. O telefone é o 3459 8140 e o horário de funcionamento das 6h às 18h.

 

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 3411 9512

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


escolaagricula

LEG: Alunos da Escola Municipal Agrícola “Alípio Soares Barbosa” participam de cerimônia de lançamento do projeto “Eu Posso...Nós Podemos!”