I Caravana da Leitura

Biblioteca itinerante percorre bairros de Iturama  Até esta sexta-feira a comunidade poderá conhecer, no próprio local onde mora, parte do acervo da Biblioteca Municipal “João Garcez de Morais”

As comunidades do Centro de Iturama e das proximidades do bairro São Miguel puderam optar ontem por uma tarde diferente, repleta de cultura, histórias, lazer, conhecimentos e fantasias que somente o mundo da leitura proporciona. A Praça Arthur Peagudo da Lama, também conhecida como “Praça do São Miguel”, foi o local escolhido para o início da I Caravana da Leitura, evento que é realizado durante toda esta semana pela equipe da Biblioteca Municipal “João Garcez de Morais” e pela Prefeitura de Iturama, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A proposta é que as pessoas conheçam os livros, sejam sensibilizadas e incorporem a leitura como hábito.   Em cada localidade onde a tenda da Caravana é montada parte do acervo de 15 mil livros da Biblioteca Municipal é levada e apresentada à comunidade. A meta é agradar desde as crianças até os idosos, o que faz com que os interessados encontrem vários tipos de leitura, desde gibis a revistas até livros de auto-ajuda e clássicos da literatura – em um total de 200 títulos.

“Nos locais onde a Caravana passar, todos poderão conhecer, mas não poderão levar os livros para a casa. Faremos as fichas e os volumes desejados deverão ser retirados na própria biblioteca”, explica a diretora da Biblioteca, Adeni Queiroz Diniz.Por ser itinerante, o objetivo da Caravana é aproximar a biblioteca e o livro da comunidade, facilitando o acesso à leitura, à cultura, à informação e ao conhecimento. Outras metas são convidar as pessoas a conhecerem a Biblioteca Municipal e ampliar as ações de estímulo à pesquisa.O aluno da Escola Municipal João Ribeiro Rosa, Wellington Alexandre de Oliveira, 11, matriculado na 7.ª série do Ensino Fundamental, diz ter aprovado a iniciativa por adorar ler. “Gosto dos gibis. Sempre olho muito todos os desenhos, mas não é minha única preferência. Leio também os livros com mais páginas. Sempre que vou à biblioteca pego os que têm histórias bem longas”, diz ele.

Para o colega de sala de Wellington, o garoto Mateus Vieira de Souza, de 12 anos, a Caravana da Leitura chama atenção por colocar os livros nos espaços que eles nunca ficariam habitualmente. “Os livros sempre me chamam atenção. Gosto muito de ler. Os gibis são meus favoritos.”A professora de biblioteca Maria das Graças Leite diz que possibilitar que todos conheçam o projeto é uma forma de incentivo à leitura que não deverá ficar restrita à primeira edição.

“Devemos transformar este evento em uma série de eventos anuais, semelhante à campanha que realizamos em outubro, que busca incentivar a doação de livros à biblioteca pela comunidade.” Ela lembra que no ano passado foram arrecadados 560 livros.A também professora de biblioteca, Jurceli Costa Souza, diz ser primordial que os municípios ofereçam títulos de pesquisas nas bibliotecas, o que deve incluir os utilizados por alunos que já estão nas universidades. “O acervo tem de ser sempre renovado para atender também as exigências de diferentes públicos.”

Programação

Nesta terça-feira, o Caravana da Leitura tem continuidade no bairro Newton Cardoso (na entrada do bairro), com a biblioteca móvel e a apresentação de alunos da Escola Municipal Maria de Queiroz. A tenda estará montada no local das 13h30 às 16h30.

Amanhã, das 8h às 11h, será a vez da comunidade que mora nas proximidades da Praça João XXIII (Top Surprise), com apresentação da Escola Municipal Maria Sarah.

Já na quinta-feira o palco será a Praça Padre José Alves (Santuário) – apresentação das Escolas Municipais Santa Rosa e Dalva Garrido – das 8h às 11h. O encerramento, na sexta, será na Praça Dona Francisca – apresentação da Escola Municipal José Tiago de Queiroz – das 13h30 às 16h30.

Ontem, primeiro dia de evento, a apresentação foi dos alunos Escola Municipal João Ribeiro Rosa.

Elizandra Manfrim Magossi

Telefone: (34) 3411 9512