Plano de Valorização

Reunião reforça importância cultural da Feira

O Conselho Municipal e o Setor de Patrimônio Cultural de Iturama se reuniram com os membros da comunidade, representantes das Manifestações Culturais, Formas de Expressão, Celebrações, Ofícios e Modos de Fazer, e Mestres detentores desses Bens Imateriais na sede da Casa da Memória Professora “Aldeni Janones”.

O encontro foi pautado na aprovação do Plano de Valorização e Salvaguarda que prevê um conjunto de ações e medidas para dar continuidade e melhorar o desenvolvimento da Feira Cultural “ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS”. Considerando que, atualmente ela é reconhecida como modelo na região por despertar o apreço às artes, o resgate e valorização, sendo assim importante sua realização para a comunidade.

O plano reconhece que os participantes detentores dos Saberes, os Mestres, os Artesãos e representantes das Manifestações Culturais que todos os anos fazem parte da Feira , repassam e divulgam a cultura e tradição, são os elementos primordiais na Salvaguarda.

Portanto, a participação da comunidade detentora desses Bens Imateriais que se encontram todos os anos no dia 1º de maio para recriar e manter viva a culminância desses elementos é que fazem a renovação da cultura.

foto.png