Professores da Rede Municipal participam do GEPEI - Grupo de Estudos para Professores da Educação Infantil

IMG 3462 editada
A Prefeitura Municipal de Iturama por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu início no dia 11 de junho a primeira etapa do “Programa de Formação Continuada” preparada pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Os encontros acontecem no Centro Municipal de Capacitação Técnica do Trabalhador (CTT) .

Com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências docentes que garantam os direitos de aprendizagens e desenvolvimento na Educação Infantil. O GEPEI prioriza o respeito ao conviver, ao brincar, ao participar, ao explorar, ao expressar e ao conhecer-se. O GEPEI ao longo do seu desenvolvimento atenderá 80 profissionais que trabalham com alunos das Creches e dos Pré Escolares I e II.

Acreditando que a escola transforma a sociedade e a sociedade transforma a escola, o professor tem a liberdade de se educar e de se transformar também. É nessa dinâmica que o docente se constitui como profissional da educação e ganha protagonismo dentro da missão escolhida.

“[...] liberdade corresponde à ideia de autoeducação. De um ponto de vista epistemológico, autoeducação significa a capacidade de recriar a ação, através do pensamento intuitivo, de acordo com a percepção contextual. A autoeducação docente é a tradução prática da ideia de liberdade [...]” (JUNIOR, 2012).

Com o Tema: Do Movimento ao Letramento, a proposta é potencializar a capacidade criativa do profissional da Educação Infantil e propiciar momentos de reflexão e de estudos teóricos que embasem práticas docentes, que respeitam os direitos da infância.

Toda mediação foi feita pela Profª Esp. Angélica Ferreira Alves Araújo Lima, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, que preparou de forma dinâmica um momento de acolhimento dos professores. Pra iniciar, foi proporcionado aos professores uma sessão de relaxamento realizado pelas alunas do IEP. Os professores foram tratados com muito respeito e carinho.

O Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega destacou a importância do curso e evidenciou a necessidade da formação continuada para todos os segmentos. “A Secretaria Municipal de Educação tem o objetivo de oferecer um atendimento humanizado a todos os atores da educação, especialmente aos alunos. Esse Grupo de estudos será desenvolvido numa abordagem que traz a afetividade como elemento constituinte e essencial ao processo ensino-aprendizagem”, concluiu Milton Junior Marrega.

A Secretaria Municipal de Educação acredita na capacidade transformadora do professor!

Confira todas as fotos neste-link