As escolas Municipais de Iturama de Ensino Fundamental Superam a Meta Projetada para 2021

escolas municipais
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é o principal indicador da qualidade do Ensino Básico no Brasil. Em uma escala de 0 a 10, sintetiza dois conceitos, a aprovação escolar e o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática.

O IDEB é importante por ser condutor de políticas públicas em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a Educação Básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

O trabalho que vem sendo desenvolvido no município no que se refere à educação resultou em um avanço no IDEB. Os professores da rede Municipal participam de cursos de formação continuada e que em 2017 foram intensificados com mais adesões e formações próprias do município: Alfabetização em Foco, PNAIC- Educação Infantil, 1º ao 3º Ano e Programa Mais Novo Educação, Formação de Matemática e Língua Portuguesa 3º e 4º ano e GEPEI- Educação Infantil, ministrados pela Secretaria de Educação.

Avaliações Externas do Município também tem sido realidade nas escolas municipais, o que tem proporcionado o repensar na prática pedagógica.

A Secretaria de Educação incentiva os alunos do Ensino Fundamental II a participarem da OBMEP de Matemática promovendo e estimulando o estudo da Matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos das escolas municipais possam ter acesso a material didático de qualidade.

O Secretário Municipal de Educação Milton Junior Marrega destaca que desde que assumiu a Secretaria de Educação tem trabalhado no sentido de dar continuidade aos projetos iniciados em 2017 e ao mesmo tempo, buscado aprimorar as ações para garantir uma educação promissora. Esse ano, com a implementação da BNCC estamos realizando estudos para que o processo de revisão curricular à luz da BNCC tenha início. Com isso, a partir dos resultados já observados, faremos as alterações nos planejamentos, alicerçadas em estudos da versão preliminar do Currículo de Minas Gerais, em parceria, núcleo Pedagógico e unidades escolares.

De acordo com o prefeito Anderson Golfão os resultados se devem ao trabalho responsável dos gestores, educadores, alunos e família e ressalta que mesmo diante da crise econômica tem tratado a educação do nosso município como prioridade. “Assumimos a Prefeitura em 2017 sabendo que enfrentaríamos muitos desafios e mesmo sabendo que muito ainda precisa ser feito, estamos felizes com os resultados”.

Q
uero parabenizar aos profissionais da Educação do nosso município, pela nota alcançada no IDEB e ressalto a importância do trabalho em equipe, Coordenadores Pedagógicos, Supervisores, Professores, Gestores Escolares e principalmente o apoio por parte do Secretário de Educação, concluiu Anderson Golfão.

Confira a foto oficial neste-link

Enfim, muito obrigado e parabéns a todos!