Boletim Informativo Epidemiológico de Sífilis no Município

A Prefeitura Municipal de Iturama, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o Boletim Informativo Epidemiológico de Sífilis no município.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum.

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN).

O tratamento do parceiro juntamente com a gestante é crucial para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção da transmissão da sífilis para o bebê.

Diante disso, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida, em gestantes e sífilis congênita, são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.

Confira o Boletim disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde:

Boletim Informativo Epidemiológico de Sífilis