Caminhada Passos que Salvam 2014

caminhada-3.png

Passos que Salvam

Público garante sucesso da caminhada em Iturama

Em alerta ao diagnóstico precoce milhares de pessoas foram às ruas no domingo, dia 23

O céu nublado da manhã do último domingo, dia 23, não era o anúncio de chuva nas próximas horas, era apenas a confirmação de que o tempo seria outro parceiro para o sucesso da Caminhada Passos que Salvam em Iturama, data em que o país comemora o Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Com o clima agradável para crianças e idosos, milhares de pessoas saíram de suas casas bem cedinho e foram às ruas em alerta ao diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes. O evento que foi realizado simultaneamente em mais de 250 cidades do Brasil, conseguiu vender 4.930 kits, assim arrecadando R$123.250,00.

Coordenado pela primeira-dama Poliana Correa Queiroz, com apoio da Prefeitura de Iturama, Elis Leidia, Luana Costa e empresas locais , a iniciativa resultou em muito trabalho na véspera de sua realização. No sábado à noite, iniciaram a movimentação para enfeitar todo trajeto; do santuário até a avenida Coronel José Felisberto.

Milhares de balões nas cores branco e amarelo foram fixados aos postes do percurso de dois quilômetros. A decoração foi resultado de uma noite toda de trabalho da equipe da Secretaria de Cultura, voluntários e equipe de coordenação local do evento.

Foi em frente à igreja matriz, que começou o aquecimento para a caminhada. Alongamento com uma mistura do ritmo Zumba preparava os participantes. Minutos depois, a primeira-dama começava o seu discurso de agradecimento.

“Hoje, Iturama uniu em prol do Hospital do Câncer de Barretos, você deram um passo muito importante no sentido de ajudar as crianças que lutam contra o câncer. Juntos fizeram a diferença e uma criança será salva, fruto de nosso esforço.”

Começava então o percurso. Saindo da avenida Seis Irmãos em frente à praça seguiu-se pela Cidade do Prata. Chegando na avenida Alexandrita o trajeto foi direcionado para a avenida Prefeito Juca Pádua até o retorno na Feira Livre.

Em menos de uma hora, o grupo chegava ao ponto final, em frente à Avenida Coronel José Felisberto onde foi oferecido gratuitamente sucos, bolachas, bananas e maças. Lembrando ainda que durante a caminhada houve apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Copasa, Secretaria Municipal de Saúde.

Organização recebe elogios

Dois dias após a realização do evento, a coordenadora e sua equipe foram até Barretos apresentar o balanço da campanha em Iturama a Naima Khatib, coordenadora nacional do movimento. Ao retornar a cidade, Poliana escolheu as redes sociais para agradecer o município pela mobilização.

“Todo dinheiro arrecadado será investido nas pesquisas voltadas ao tratamento do câncer infantojuvenil no Hospital de Barretos,” postou a primeira- dama junto com anexo de fotos da campanha.

Naima também aproveitou o Facebook para destacar a organização do evento. “Equipe mais que comprometida, que trabalhou incansavelmente pelo diagnóstico precoce do câncer Infantojuvenil, uma cidade de 35.000 vendeu exatamente 4.930 kits Passos que Salvam.”

Ao concluir seu texto ela lembrou que o balanço ainda está sendo feito, mas que Iturama está na disputada pela quantidade de kits adquiridos pelos participantes. “Parabéns Poliana Correa Queiroz e todas essas mulheres maravilhosas de sua equipe.”

Fotos: Marcos Antônio

caminhada.png foto-4.pngfotos-2.png cami.png