Corpo de Bombeiros em Iturama

DSC_4664.jpg

Iturama está entre 58 cidades mineiras a contar com sede do Corpo de Bombeiros

Após anos de lutas, reuniões, reivindicações, grandes parcerias e uma união decisiva, Iturama viveu na tarde no dia 16 de dezembro, um dos momentos mais importantes de sua história: inauguração do 8º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Agora, o município está entre as 58 cidades do estado que contam com a presença dos militares.

A conquista era um pedido antigo dos moradores que dependiam do deslocamento da fração do Corpo de Bombeiros de Frutal, a 144 quilômetros de distância de Iturama chegando a ser ainda maior em algumas cidades da microrregião, considerando a expansão do Pontal do Triângulo Mineiro.

Todos estes pontos foram citados pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, ao se lembrar do ínicio das reuniões em 2006 que resultaram na instalação deste pelotão. “Este projeto é fruto de muito trabalho e que vem de encontro com a necessidade da população,” salientou.

Burrinho citou ainda as datas dos encontros promovidos desde 2006 na presença dos deputados Aelton Freitas, Zé Maia, prefeitos, comandantes e o efetivo acompanhamento neste processo pelo Major MB André Humia Casarim, Coronel BM Ivan Gamaliel Pinto e do Juiz da Vara do Trabalho, Alexandre Martins Chibante.

Todos eles presentes na inauguração, que contou ainda com a Banda Municipal, prefeitos de União de Minas -Antônio Guilherme Nunes, Carneirinho- William Martins Maia, vereadores, secretários municipais e de Estado, representantes de entidades, associações e comunidade.

Ao se pronunciar sobre a sede do pelotão, Casarím reforçou a luta de anos do gestor junto a parlamentares e autoridades. “Agora, estamos prontos para atender em seis cidades da microrregião,” confirmou o comandante referindo-se aos municípios de Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste, São Francisco de Sales, Campina Verde e União de Minas.

Camaliel, por sua vez, lembrou-se do papel dos militares frente aos serviços prestados à população. “Estamos aqui para melhorar o atendimento a essa sociedade, dando condições dentro das nossas atribuições de melhor trabalho possível,” garantiu.

Para Chibante, o êxito desta conquista deve se a união entre os três poderes em busca do bem estar dos moradores. “O Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos mostra o comprometimento com a sociedade. É uma grande satisfação saber que dos 853 municípios mineiros estamos incluindo entre os 58 a contar com Corpo de Bombeiros.”

A união também foi reforçada nas palavras de Burrinho. “As Câmaras Municipais e Prefeituras de Limeira do Oeste, União de Minas, Carneirinho se comprometeram e foram bem compreensivos na partilha dos R$ 400 mil que serão investidos em equipamentos,” divulgou o gestor explicando que o valor será dividido de acordo com número de habitantes de cada comarca.

Ainda descrevendo o trabalho do Legislativo, Burrinho disse que houve a indicação do vereador Alex Sandro Gonçalves anos nesta gestão com a assinatura de todos os demais e elogiou o trabalho desenvolvido na Casa de Leis que sempre compreende os anseios da comunidade.

Da Assessoria
Fotos: Aldair Lima/Marcos Antônio