Definida data de inauguração da UFTM

DSC_0258.jpg

Evento acontece no dia 13 de fevereiro às 10 horas; Inscrições devem ser realizadas pelo SISU de 19 a 22 de janeiro via internet

O primeiro campus da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) fora de sua sede será inaugurado em Iturama no dia 13 de fevereiro, às 10 horas no anfiteatro Professora Aldariza Freitas Machado, na Vila Olímpica. A data foi definida após reunião na manhã do último dia 7, com o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho, vice Olegário Ferreira de Lima e a reitora Prof.Dra Ana Lúcia Assis Simões.

Além da data, Ana Lúcia anunciou ainda a forma de ingresso à universidade que desde 2014 extinguiu a realização de vestibulares e passou a adotar o SISU (Sistema de Seleção Unificado ). “As inscrições devem ser feitas de 19 a 22 de janeiro exclusivamente via internet,” alertou a reitora falando sobre os dois cursos de licenciatura inicialmente oferecidos pela universidade.

“Serão Química e Ciências Biológicas, mas o MEC já aprovou Agronomia e licenciatura em Matemática com previsão para 2016,” comemorou Ana Lúcia ao visitar as instalações dos dois prédios que irão abrigar os 100 primeiros alunos, sendo 50 vagas para cada curso.

Acompanhando a visita, o deputado Aelton Freitas fez uma pequena retrospectiva apontando os principais caminhos até a implantação do campus da UFTM em Iturama. “Desde 2004 eu o deputado Gilmar Machado lutamos para que a universidade fosse uma realidade aqui, ele na Câmara e eu no Senado”.

De acordo com o parlamentar a conquista reflete o comprometimento da Administração com o crescimento da cidade e considera ainda o projeto mais importante já instalado em Iturama. “A indústria do saber, uma universidade pública gratuita federal e da melhor qualidade.”

Burrinho também recordou parte do processo mobilizado pelos deputados. “Desde o ínicio da sua vida pública esse sempre foi o maior objetivo do Aelton e do Gilmar Machado. Agora nosso pontal escreve uma nova história com nossa universidade federal,” comemorou.

Para ele não é só o setor educacional que ganha com a vinda do campus. “Vai sem dúvida, movimentar todos os setores, como já tem acontecido com o imobiliário,” apontou Burrinho ao agradecer a Câmara de Vereadores e o ex-reitor Virmondes Rodrigues Junior.

Neste encontro também marcaram presença a secretária de Educação de Iturama, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato o diretor de Assessoria Especial de Infraestrutura da UFTM, Danilo de Souza Tonelli Junior, a chefe de gabinete da reitoria, Irani Rosa Nunes, a técnica em Assuntos Educacionais, Terezinha Severino, os funcionários da universidade aprovados no concurso público, Maykon Henrique Fancacini e Danielle Mendonça Gonçales Alves.

Fotos: Da Assessoria

DSC_0262.jpg  DSC_0271.jpg