Escolas municipais ficam acima da meta de 2019 e próxima a 2021

ideb-20131.jpg
Com média 6,4, instituições de ensino de Iturama superaram média nacional de 4,9 e estadual de 6,1

As seis escolas da rede municipal de Iturama ficaram acima da média nacional e estadual de acordo com IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- divulgado na última semana. Com média 6,4 em 2013, as escolas ficaram acima da nota projetada para 2019 de 6,2 e, bem próxima de 2021 que é de 6,5.

Em 2011, o resultado divulgado já mostrava índices bem acima do esperado pelo IDEB nestas mesmas instituições de ensino. Enquanto a nota projetada era de 5,2, o Município conseguiu chegar a 5,9 nota apontada apenas em 2017. Com esses resultados conquistados em 2013, após a aplicação da Prova Brasil em novembro, a Prefeitura de Iturama colhe os resultados dos investimentos no setor educacional.

A meta do prefeito de Iturama, Cláudio Burrinho é manter as projeções de crescimento na área. “O nosso objetivo é elevar cada vez mais os índices da Educação no Município”. A frase que reforçou seu compromisso em direcionar cada vez mais recursos para o setor foi pronunciada durante a visita de Burrinho em uma das escolas que também atingiu a meta e ainda recebe melhorias em sua estrutura física: José Tiago de Queiroz.

Entretanto, os bons resultados também se refletiram nas cinco escolas estaduais que fizeram a avaliação. Elas conseguiram média de 5,5 quando o esperado era apenas de 4,1. Com esse resultado ultrapassaram o previsto para 2021 que era de 5,3. Vale ressaltar que a escola do distrito de Alexandrita está incluída nesta lista.

EM NÚMEROS

Observado      Projetado

Média nacional                4,9                  4,5
Média estadual                6 ,1                 5,7
Média em Iturama          6,4                  5,5

*Dados apenas da rede municipal de ensino

Notas das escolas municipais em 2013

Escolas                                 nota observada        nota projetada

Diretora Maria Sarah             7,0                          5,9
Dalva Barbosa Garrido          6,6                          6,0
Santa Rosa                            6,4                          5,5
José Tiago de Queiroz           6,2                          5,5
Maria de Queiroz Barbosa     6,2                          5,3
João Ribeiro Rosa                  5,9                           5,5

Escolas municipais beneficiados com obras em 2014:

Escola Dalva Barbosa Garrido- Cobertura da quadra;
Escola Santa Rosa- Cobertura da quadra;
Escola Agrícola Alípio Soares Barbosa- Reforma e pintura do prédio;
Escola José Tiago de Queiroz- Construção da quadra coberta e vestiário;
Escola João Ribeiro Rosa- Reforma e cobertura da quadra.

Da Assessoria
Fotos Aldair Lima∕Marcos Antonio