Iturama realiza Audiências Públicas para Implantação do Circuito Turístico no Município

reuniao motociclistas
A Prefeitura Municipal de Iturama, por meio da Secretaria Municipal de Turismo esta desenvolvendo o projeto de implantação do Circuito Turístico, com o objetivo de ordenar e integrar esforços para o desenvolvimento das atividades turísticas no município.

Este processo de ordenamento passa por uma profunda mobilização da sociedade ituramense, com iniciativas de sensibilização, capacitação, regulamentação e investimentos em obras de infraestrutura, relacionadas às atividades turísticas.

O planejamento está acontecendo de maneira participativa, contando com a contribuição de várias entidades do trade turístico, poder público, Câmara Municipal de Vereadores, e, da própria comunidade, por meio de audiência pública, oficinas e encontros periódicos.

Já aconteceram audiências públicas com (03) três segmentos: Empresas do setor de Alimentação (Bares, Restaurantes, Pizzarias, Lanchonetes e pesque pagues), Hotelaria (Hotéis, Motéis e Pousadas) e Ciclistas e Motociclistas. As audiências aconteceram na Sede da Associação Comercial e Industrial de Iturama e na prefeitura.

Outros estudos e pesquisas que serão realizados no decorrer da execução das atividades. Nesse contexto, Iturama despertar para a importância de não somente se organizar e elaborar este plano e implantar o Circuito Turístico, mas também, para a relevância das parcerias entre poder público e entidades privadas, visando organizar a atividade turística e promover a sustentabilidade.

De acordo com Fátima Mafra, Diretora de Desenvolvimento Econômico e Agente de Desenvolvimento que esta responsável por desenvolver o projeto “O município de Iturama estabelece um cenário turístico arraigado pela cultura dos tropeiros, pois, havia muitas estradas boiadeiras com ponto para pouso e local para os animais. Assim, com a criação do Circuito Turístico, podemos atribuir o Turismo Cultural, Turismo de Eventos, Turismo de Aventura, Turismo Náutico e ao Ecoturismo o maior potencial da cidade, possuindo atrativos desconhecidos tanto pela população quanto pelo poder público, como potenciais pouco explorados”, explicou Fátima.

Fátima ainda destaca que além dos atrativos naturais, alimentação e hospedagem, Iturama possuiu outros atrativos como: Carnaval, Aniversário da cidade, Feira Cultural de 1º de maio, Exposição Agropecuária (EXPORAMA); Cavalgadas, Prainha, Pesca esportiva, campeonato de Jet Ski, Gastronomia, Trilha com motos e ciclismo, Motocross, Artesanatos, Peregrinação: Caminhada de Santa Rita de Cássia, Feira Livre, Casa da Memória, Centro Cultural, Peregrinação: Caminhada de Santa Rita de Cássia, Quermesses, Banda Santa Rosa, Minha Casa Recebe Jesus (Promoção de Natal), Catira, Capoeira, Folia de Reis, Paróquia Santa Rosa, Crateras, Feira Hortifrutigranjeira, Violas de Minas, Esportes, Monumentos Religiosos, entre outros.

CONFIRA AS FOTOS NESTE-LINK