Iturama se mobiliza para caminhada “Passos que Salvam”

caminhada-2.jpg

Campanha que faz alerta para diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes acontece no dia 23 de novembro

Iturama se mobiliza para participar pela primeira vez, da caminhada “Passos que Salvam” em prol do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos, no dia 23 de novembro. Lançado oficialmente na cidade no último dia 27, pela coordenadora nacional Naima Khatib, o movimento faz alerta para o diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a coordenadora da campanha em Iturama, Poliana Correa Queiroz para participar, os interessados podem adquirir um kit com camiseta, boné e um cadarço amarelo a R$ 25 reais e, fazer parte da caminhada. Todo valor arrecado será destinado ao tratamento das crianças e adolescentes do hospital.

O início da caminhada em Iturama acontece simultaneamente com outras 200 cidades, devido a campanha ser de abrangência nacional. Sobre o percurso, Poliana anunciou que deve iniciar de frente à praça do Santuário e seguir para avenida Prefeito Juca Pádua com retorno a praça.

Com a adesão da cidade na campanha ela terá a oportunidade de enviar um médico para um treinamento em Barretos e com isso passa a ter um canal direto com os profissionais de Barretos que, por sua vez, estarão em contato direto com os profissionais norte-americanos, onde o projeto foi implantado.

“A ideia é aumentar as chances de cura de 55% para 95% como nos Estados Unidos,” considerou Naima. Ela revelou ainda que o fato dos sintomas e sinais da doença se confundir com outras patologias da infância e a falta de informação dos pais e médicos ou até mesmo medo do diagnóstico, torna o tratamento difícil já que na maioria dos casos, quando chega ao centro especializado de Barretos o estágio da doença está avançado.

Emoção
As agentes de saúde, autoridades e clubes de serviços presentes no encontro se emocionaram ao ouvir o depoimento da assistente social da Secretaria de Saúde, Luana Maria Costa Dantas ao descobrir que o filho, Lorenzo de 1 ano e 2 meses, era portador do tumor de Wilms.

“Quando eu peguei o resultado e vi, fiquei sem chão. Procurei a pediatra e junto com os profissionais daqui de Iturama em um dia eu estava em Barretos,” desabafou Luana que recebeu esse diagnóstico ao levar o filho no médico ao notar sua urina muito escura.

Após um ano de tratamento no centro especializado, que incluiu quimioterapia e a retirada de um dos rins, Lorenzo voltou a sua rotina e, agora só retorna ao médico para exames a cada 3 meses na extensão no Hospital de Barretos em Jales. “Fui muito bem recebida em Barretos , é um lugar lindo nem parece um hospital.”
Luana reforçou a importância do diagnóstico precoce lembrando que no início os sintomas do tumor do filho se confundiram com uma infecção.

Primeiros sintomas

Durante o encontro foram distribuídos folders com os tipos de câncer Infantojuvenil e seus principais sintomas. Entretanto, existem algumas características que podem apontar se a criança sofre de algum tipo da doença:
-dores de cabeça pela manhã e vômito;
-caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem
-dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades físicas;
- manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
-aumento de tamanho da barriga;
- brilho branco em um ou dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Da Assessoria

Legenda da foto: Coordenadora da caminhada, Naima Khatib e a coordenadora da campanha no Município, Poliana Correa