Burrinho vai a Brasília saber motivo do atraso de repasses

foto-4-pref.jpg

Acompanhado de vereadores, Burrinho buscou explicações sobre suspensão de recursos a obras em andamento

Ao notar a suspensão de repasses financeiros a obras em andamento no município de Iturama, o prefeito Cláudio Burrinho convidou os vereadores para que fossem até Brasília no dia 9, em busca de esclarecimentos do Ministério das Cidades, órgão este responsável pela transferência de recursos aos municípios dos programas PAC 1 e 2 e do Somma.

A resposta a população sobre a visita veio durante coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira, dia 16. Segundo Burrinho, ao serem recepcionados pelo subsecretário do Ministério das Cidades, Octávio Luiz Leite Bitencourt receberam a notícia de que todas as emendas parlamentares do país estão suspensas devido as questões burocráticas internas.

“O nosso recape está suspenso por enquanto até que seja feito o depósito na conta do município bem como, Alexandrita que em breve, vamos dar continuidade as obras”, lamentou o prefeito ao esclarecer que os valores de ambas as obras já foram empenhadas pelo ministério, e aguarda apenas liberação do Ministério da Fazenda.

“Com isso, sabemos que estamos trabalhando com coerência e sabendo que os projetos do parlamentar em prol do município foram aprovados.” Ele explicou ainda o motivo de viajar a Brasília junto ao Legislativo. “Para dar uma satisfação a comunidade sobre a paralisação das duas etapas de recapeamento e parte do estacionamento da feira. Mesmo em período eleitoral isso nunca aconteceu nestes seis anos que estou à frente da Administração.”

O líder do prefeito na Câmara Municipal, José Pichioni Filho, Zé Gordo falou sobre as justificativas pautadas na capital federal. “O subsecretário buscou o relatório e nos mostrou que a emenda do deputado foi uma das primeiras empenhadas pelo ministério.” De acordo com Zé Gordo, Bitencourt garantiu que nas próximas semanas o Tesouro Nacional deve autorizar o órgão a fazer pagamento do recurso da obra que já foi feita a medição.

Outra vereadora que também participou do encontro foi Ana Lucia Menezes Santos. Ela, no entanto, preocupou-se em relatar o conteúdo da conversa em uma ata assinada entre o subsecretário, a assessora do parlamentar autor das emendas, prefeito e vereadores presentes. “Ele nos afirmou que assim que essa liberação acontecer, Iturama será priorizada.”

Segundo ela, o município atende todas as exigências necessárias para receber os investimentos já citados. “Ele elogiou o prefeito por estar com tudo em dia, inclusive com as contrapartidas,” ressaltou. José Francisco da Rocha, o Zé Cambota também mostrou satisfação ao saber que as verbas serão liberadas ao Município.

Plano de Carreira e

Concurso Público

Mais uma vez o prefeito abordou na pauta da coletiva o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os Servidores Efetivos, a Revisão do Estatuto dos Servidores Municipais e o Concurso Público sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Por considerar um assunto de extrema importância para a Administração, principalmente para os servidores efetivos e para o SEPUM (Sindicato dos Servidores Públicos de Iturama) ele voltou a falar sobre os prazos estipulados pelo Ministério Público(MP) a partir no TAC(Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre Sindicato, Prefeitura e MP no ano passado.

“No dia 30 de setembro, todos os papéis serão encaminhados a Câmara Municipal para apreciação dos vereadores. Desde já, eu sugiro ao Legislativo que faça uma audiência com a parte mais interessada no assunto, os servidores. E o que eles decidirem vamos compreender.”

Entretanto, o prefeito lembra que caso não se chegue a um consenso entre as partes envolvidas dentro do prazo estipulado pelo MP, resta apenas adiar ainda mais o Concurso Público com a realização de um Processo Seletivo. “Vou atender a decisão da maioria, estou dentro desta discussão também como funcionário, não tenho intenção de prejudicar ninguém, apenas sigo as avaliações da FGV, indicada pelo próprio Ministério Público e SEPUM”.

Da Assessoria