Prefeitura entrega este mês instalações provisórias a UFTM

DSC_05151.jpg

Data foi confirmada por Burrinho durante o Programa Bom Dia Prefeito as emissoras de rádio

O assunto do programa Bom dia Prefeito desta semana destacou a implantação do campus da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) em Iturama, que já tem previsão de vestibular para 2015. As instalações provisórias da unidade devem ser entregues a UFTM no dia 25 de outubro, de acordo com o prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho.

Além da confirmação da data, Burrinho relembrou a doação de um terreno feito pela família de um parlamentar ituramense onde será construída a sede definitiva da faculdade federal. “Ela vai ser de abrangência regional. Estou feliz em estar à frente da Administração e principalmente em saber que estamos conseguindo alavancar todos os setores da nossa cidade,” considerou.

Como uma das entrevistadas no programa, a Secretária de Educação de Iturama, Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato anunciou os três primeiros cursos com previsão de vestibular para o primeiro semestre do ano que vem. “Serão eles: Química, Ciências Biólogicas e Agronomia. Sem dúvida, ela vai acrescentar na vida das pessoas uma oportunidade única de ingressar nos cursos de ensino superior em uma universidade federal.”

Durante o programa, lembrou-se a visita em abril do prefeito universitário da UFTM, Danilo Souza Toneli Junior as obras aos prédios da faculdade particular, localizados na Avenida Rio Paranaíba no centro da cidade. Ele veio acompanhado dos diretores dos departamentos de Informática e Engenharia. Oportunidade em que justificou a vinda a Iturama.

“Verificamos as reformas de adequações dos edifícios que a Prefeitura está cedendo para instalar a universidade. Próximo passo será a instalações dos móveis e instalação definitiva para visita do MEC (Ministério da Educação) para liberar os cursos”.

Setor imobiliário

E não são só os estudantes que estão felizes com a vinda do Campus para Iturama. Empresários do ramo imobiliário comemoram os bons números que o setor deve alcançar nos próximos anos. Fabrícia Bernardes Coelho Diniz é um deles. “Posso garantir que isso irá fomentar o mercado trazendo alunos e professores. Tudo isso vai garantir mais investidores para nossa cidade.”

Entusiasmada com o crescimento no setor, ela adiantou que já fechou contratos de locações de imóveis residenciais motivados pela instalação da faculdade em Iturama. “São professores que vão passar a residir na cidade em dezembro deste ano.”

Outros investimentos

Encerrando o programa da semana, Burrinho fez questão de elencar ainda seus primeiros investimentos no Ensino Superior que garantiu a milhares de estudantes de baixa renda acesso a cursos de graduação. “Focamos recursos em bolsas parciais de estudos a duas faculdades privadas na cidade, transporte gratuito para universitários e agora o campus da faculdade federal.”

Parceria com a Câmara Municipal de Iturama também foi lembrada por ele que considerou importante a aprovação dos vereadores no recurso destinado ao aluguel dos dois prédios onde a faculdade permanece até a construção do prédio próprio.
Da Assessoria