Secretaria de Meio Ambiente e E.E. Nossa Senhora de Lourdes realizam atividades em comemoração ao Dia da Árvore

dia arvore lurdao
No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, EMATER-MG e UFTM desenvolveram atividades voltadas para conscientização ambiental nos dias 20 e 21.

No dia 20, o Extensionista Agropecuário da Emater-MG em Iturama, Alexandre Luiz Neves, palestrou para um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º Ano do Ensino Médio esclarecendo dúvidas e realizou o plantio de uma muda de ipê-roxo na área externa da unidade escolar explicando passo a passo a forma correta de como plantar e cuidar para que a mesma desenvolva da melhor forma possível.

Já no dia 21, o professor da UFTM Job Antonio Garcia Ribeiro e os alunos do curso Ciências Biológicas: Laila Maria Ferreira da Silva, Andre Garnerio Nunes Dantas Araújo, Gabriel de Paula Oliveira e Gustavo Ferreira Ozaki acompanharam o mesmo grupo de alunos na Praça do Santuário onde eles explicaram a origem de cada árvore existente lá e a sua importância.

O
professor Job, explicou “Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor, além de perdemos os nossos locais de sombra. Também enfrentaríamos a erosão do solo e a diminuição de outras espécies de plantas e animais que dependem diretamente das árvores. Além disso, teríamos impactos econômicos, uma vez que as árvores são utilizadas em diferentes indústrias,” concluiu.

A Engenheira Ambiental Suzana Candeia do Amaral Silva, representou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, afirmando: “É fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje”, destacou.

A
lém da professora Ândrea Freitas Ianiri idealizadora do projeto, acompanharam os alunos, o professor Paulo Ricardo Américo da Silva e a supervisora Gislaine de Cássia Damasceno.

Julia Machado diretora da escola apoiou a iniciativa reforçando que além do que já havia sido explicado sobre a importância das árvores, elas também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais e até mesmo nas cidades.

CONFIRA TODAS AS FOTOS NESTE-LINK