Seringueira: Um novo caminho para a agricultura familiar

Mesa-de-Honra

O projeto foi apresentado pelo prefeito Claudio Burrinho contribuindo para que haja diversificação da renda do pequeno produtor.

O prefeito Claudio Burrinho apresentou em audiência publica realizada na Câmara municipal na ultima segunda-feira,18, o projeto “Seringueira: Um novo caminho para a agricultura familiar”, uma realização da Prefeitura Municipal de Iturama, com a coordenação da secretaria de desenvolvimento social e a participação da secretaria de agricultura do município e Emater.

O evento contou com a presença de várias autoridades de Iturama e região, assim como vários interessados no assunto. Estiveram presentes o Prefeito de Iturama Cláudio Burrinho e seu vice Olegário Lima, o Deputado Estadual Romão, o secretário de Assistência Social, coordenador do projeto Rogério Freitas, o prefeito de Guriatã, Willian Damasceno (Leleu), o vice prefeito de Limeira do Oeste Sérgio Garcia, prefeito de União de Minas, Tipila e seu vice Adonir Sampaio, o presidente da Câmara Municipal de Iturama Vagner Ferreira, representando todos os vereadores que também estiveram presentes, além do palestrante, representante da empresa Colitex, responsável pela preparação e qualificação dos responsáveis e interessados no projeto, Luiz Passarin. Estiveram presentes também líderes de vários assentamentos da região, pequenos e grandes produtores do município, todos interessados em saber mais sobre essa nova empreita.

O prefeito Claudio Burrinho em seu pronunciamento ressaltou a importância deste projeto, principalmente para os assentamentos que terão prioridade no primeiro ano. “Nós temos a responsabilidade de deixar este marco na vida dos pequenos agricultores do município. Até o final do nosso mandato serão quatrocentas mil mudas de seringueira plantada.Certamente são terá inicio a produção neste mandato, mas é importante que iniciamos agora para que se colha co futuro”. Para Burrinho, este é um projeto que vai mudar a vida da agricultura familiar. “A serigueira lecva sete anos para iniciar a produção, mas com o tempo, o resultado aparece e depois é só colher os lucros”, falou entusiasmado o prefeito.

O vice prefeito Olegário Lima lembrou a sua vida no campo, filho d epequeno produtor e vê na seringueira uma alternativa de renda que fará diferança na vida daqueles que vivem de pequenas propriedades”.

O coordenador do projeto, Rogério Freitas (baiano) lembro que a secretaria d edesenvolvimento social tem a responsabilidade de voltar os olhos também para o campo. “E é isto que estamos fazendo, dando oportunidade para que haja mais renda no campo e assim, melhorarmos a vida de todos”.

Falando em nome do legislativo de Iturama, o vereador Vagner Ferreira lembrou o quanto este projeto vai melhorar a vida, não só dos beneficiados diretamente, mas de toda a cadeia produtiva, uma vez que, quando iniciar a produçao, haverá mais recursos girando no comercio, gerando mais emprego e renda. “É muito importante pensarmos no futuro e este projeto faz justamente isso, permite hoje dar uma perspectiva de melhoria na vida das pessoas no futuro.”

O projeto das Seringueiras já vem sendo sonhado e cogitado a muito tempo, só faltava apoio por parte da administração, que este ano tornou o sonho uma realidade. O heveicultor ( produtor de seringueira) Luiz Sergio, pioneiro dessa plantação em nossa região que lembrou “de qualquer forma o tempo passa”, lembrando que a seringueria leva em torno de seis anos para iniciar a produção. Outro entusiasmado com a seringueria é o também produtor Osvaldo Oliveira (da Gráfica) para quema seringueira é o melhor neócio para o homem do campo. “’É um investimento a longo prazo, porém, com resultados impressionantes, e com esse novo projeto para os pequenos produtores poderá mudar a vida, e ajudar na renda familiar”.

A Prefeitura Municipal de Iturama tem realizado grandes parcerias com os governantes e vem conseguindo realizar grandes conquistas para a cidade, “venho aqui me colocar a disposição, juntamente com o Deputado Federal Aelton Freitas, para ajudar no que for preciso a agricultura familiar, cedendo então os maquinários possíveis para a implantação do projeto de imediato” afirmou o Deputado Estadual Romel Anízio, Romão.

O intuito do projeto é ajudar na diversificação da renda do pequeno produtor, sendo importante o envolvimento familiar, a prefeitura semeará a semente, fornecerá assistência técnica, com cinco técnicos agrônomos disponíveis, que realizarão analise de solo e preparo de solo, assim como qualquer duvida e ajuda que o produtor necessitar, “é um projeto muito seguro, temos aqui em nossa região exemplos de produtores que cresceram financeiramente através da plantação de seringueiras, não é em toda região que se tem o apoio da administração como nosso município e ainda produz com qualidade esse plantio, o que vai servir de base para toda nossa região e seu crescimento” acrescentou o prefeito de Iturama Claudio Burrinho.

O evento seguiu com uma palestra explicativa e aprimorada sobre todo o processo de plantação da seringueira, preparação do solo, dados estatísticos, valor de custo e de ganho, com abertura para duvidas e informações que os produtores tivessem “A seringueira é algo brasileiro e é tão desconhecido em nosso país, devemos nos atentar para a importância da cultivação dessa planta em todo Brasil”, finalizou o palestrante Luiz Passarin.

Para a primeira parte do projeto a Secretaria de Agricultura de Iturama, através do seu titular Euzébio Queiroz, já iniciou o plantio das sementes no horto florestal. Assim, no próximo ano as mudas estarão prontas para o plantio.