Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes participam de Palestra de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente

palestra meio ambiente lurdao
A Prefeitura de Iturama, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a EMATER-MG, realizou hoje (20) na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, o primeiro dia de atividades em comemoração ao Dia da árvore.

Na ocasião, o Extensionista Agropecuário da Emater-MG em Iturama, Alexandre Luiz Neves, palestrou para um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 1º Ano do Ensino Médio esclarecendo dúvidas e realizou o plantio de uma muda de ipê-roxo na área externa da unidade escolar explicando passo a passo a forma correta de como plantar e cuidar para que a mesma desenvolva da melhor forma possível. A árvore do gênero Tabebuia é pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo Brasil. O trabalho de conscientização faz parte da programação em comemoração ao dia da árvore comemorado no dia 21 de setembro.

Alexandre, classificou o momento como muito importante para conscientizar e orientar os adolescentes e jovens sobre a preservação da natureza. “A educação ambiental é essencial para as escolas. Por isso, estamos levando informações, falando de ações socioambientais e da importância de cuidar do meio ambiente. A equipe da EMATER-MG em Iturama está à disposição da Escola e de toda comunidade para prestar qualquer esclarecimento e orientação”, afirmou.

A engenheira ambiental Suzana Candeia do Amaral Silva, representou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente destacando: “Os alunos que participaram das atividades estão abraçando a causa do Meio Ambiente e aprendendo que a preservação da natureza é dever de todos. Para construirmos um lugar melhor para se viver, precisamos respeitar o meio ambiente e informar as pessoas sobre a importância do plantio de árvores para que a cidade fique cada vez mais bonita e arborizada”, disse.

Os professores que acompanharam a palestra e o plantio de ipê elogiaram o valor das ações a fim de sensibilizar a sociedade para o engajamento na proteção ambiental. A professora Ândrea Freitas Ianiri que empenhou na iniciativa, declarou: “Hoje, aprendemos, refletimos e saímos daqui felizes com o sucesso da iniciativa. Este trabalho levou mais conhecimento para as crianças e nos envolveu neste importante atividade em prol de um mundo muito mais verde”, concluiu.

CONFIRA AS FOTOS NESTE-LINK