Cláudio Burrinho inaugura Campus de Universidade Federal em Iturama

DSC_1589.png

Sonho realizado

Solenidade representa marco histórico para o setor educacional e para o desenvolvimento da cidade

A manhã da última sexta-feira, dia 13 de fevereiro, entra para a história de Iturama como uma das datas mais importantes para o desenvolvimento da cidade. Inaugurado oficialmente o campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) sendo o primeiro fora de sua sede em Uberaba, a solenidade foi marcada por agradecimentos e emoção.

Dividido em três etapas, o evento iniciou no centro Cultural Aldariza Freitas Machado onde o prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho falou sobre a concretização do projeto. “É uma luta de anos e que agora vai garantir às pessoas mais humildes de fazerem um curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade,” destacou.

Para ele, a inauguração representa uma nova perspectiva para o crescimento da cidade. “É importante para a Educação, mas também para todos os setores de Iturama,” prevê Burrinho ao agradecer o deputado federal Aelton Freitas, e o atual prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado na época atuava como deputado pelo empenho nesta conquista.

Aelton por sua vez, falou sobre a união do Governo Federal, Senado, Câmara dos Deputados e ainda dos poderes Executivo e Legislativo municipal. “Eles se desdobraram para atender as reivindicações da UFTM. Há 10 anos quando a FMTM se transformou em Universidade, nascia também à proposta de expansão dela,” relembrou o parlamentar ao reforçar a implantação do campus.

Atual prefeito de Uberlândia e deputado federal por vários mandatos, Gilmar Machado fez questão de participar da cerimônia de inauguração do campus articulado quando ele ainda era deputado. Segundo ele, o projeto faz parte das metas do Governo Federal projetado na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele conseguiu a interiorização das universidades do Brasil e, por Iturama vai começar a descentralização da UFTM das três cidades que colocamos no relatório”, analisou.

A presidente da Câmara de Iturama, Ana Lúcia Menezes Santos, creditou a inauguração como um sonho ousado dos políticos presentes. “Tenho certeza que a semente aqui plantada produzirá frutos grandiosos,” ressaltou Ana considerando fundamental a parceria entre Legislativo e Executivo.

Sobre os investimentos dos três prédios para as instalações provisórias, a reitora Ana Lúcia de Assis Simões elogiou o comprometimento do prefeito Claudio Burrinho em viabilizar todas as adequações para receber inicialmente os alunos dos cursos de licenciatura em Química e Ciências Biológicas. “As aulas começam no dia 3 de março, e toda equipe de profissionais está preparada para receber os alunos,” anunciou.

Mesa de honra

Além do prefeito, deputado e reitora a mesa de honra contou com a presença do vice-prefeito de Iturama, Olegário Ferreira de Lima, vice-reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, presidente da Câmara de Iturama, Ana Lúcia Menezes Santos e o diretor-geral Pro Tempore do Campus de Iturama, Fabrício Aníbal Corradini.

Pedra fundamental

Ao encerrar os discursos no Centro Cultural, convidados partiram em carreata até o terreno das futuras instalações do campus onde, prefeito, vice-prefeito, reitora, deputado e vereadores descerraram a placa da pedra fundamental da sede definitiva. A área de 54 mil metros quadrados foi doado pela família do deputado Aelton Freitas. “Estamos trabalhando no orçamento deste ano para ter o recurso da primeira etapa para a construção da sede própria,” prometeu.

Inauguração

Em seguida, a comitiva passou por ruas e avenidas da cidade em ato comemorativo até chegar as instalações provisórias na Rua Rio Paranaíba. Acompanhado por funcionários da UFTM, comunidade e autoridades locais, o descerramento das placas representa o ínicio de um novo momento para o Ensino Superior em Iturama.

Emocionado com a inauguração, Burrinho contou da dificuldade em ingressar na faculdade há 26 anos quando iniciava seus estudos na área de Odontologia. “Eu consegui me formar, mas muitos de meus amigos não tiveram a mesma oportunidade e, agora sei que muitas pessoas vão poder.”

Estrutura física

Inicialmente o Campus de Iturama, que é diretamente vinculado à Reitoria da UFTM, será dividido em três unidades provisórias instaladas no centro da cidade. A Unidade I, localizada na Avenida Rio Paranaíba n.º1.229, será destinada para a área de ensino. Nela estão instalados os laboratórios dos cursos, além de biblioteca e salas de aula. A Unidade II, localizada também na mesma avenida no n.º 1.241, abrigará as secretarias acadêmicas, a coordenação de cursos e gabinete de professores. Já a Unidade III, localizada na Rua Cidade do Prata n.º 392, será destinada à administração do Campus e ao setor de assistência estudantil.

O Campus irá contar com 26 servidores, dez professores e 16 técnico-administrativos. As aulas serão realizadas no período noturno e terão início no dia 3 de março.(Informações UFTM)

“É uma luta de anos e que agora vai garantir às pessoas mais humildes de fazerem um curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade,” prefeito Cláudio Burrinho.

DSC_1522.png

“Vai mudar a vida de toda essa geração que está chegando ao segundo grau de se tornar doutor na nossa cidade,” deputado federal Aelton Freitas.

DSC_1534.png

“Por Iturama começa a descentralização da UFTM das três cidades que colocamos no relatório” ex-deputado e atual prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado.

DSC_1491.png

DSC_1594.png     DSC_1620.png