Educação reúne professores em Seminário Final do PNAIC 2014

PNAIC.png

“Foi como uma segunda graduação que me fez inovar e repensar na minha prática pedagógica. Proporcionou-me um novo olhar sobre o aprendizado,” foram com estas palavras que a professora Waldirene Lemes Pedrosa definiu as reuniões do PNAIC 2014 (Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa) durante o Seminário Final.

Ela foi uma das 52 docentes das seis escolas municipais que participaram dos encontros semanais coordenado pela diretora pedagógica Selma Borges Queiroz Rodrigues e desenvolvido pelas orientadoras Márcia Maziero e Elaine Agostini, na Escola M. Diretora Maria Sarah.

E, foi durante o encerramento das atividades que Selma apontou os resultados da implantação do programa voltado aos alunos do Ensino Fundamental. “Com isso, eles estão saindo do 3º ano mais preparados. Conseguimos desenvolver melhor o aprendizado focando a escrita, a leitura e trabalhando bastante com o lúdico. Por outro lado, os professores estão tendo apoio para que isso possa acontecer,” explicou.

Compartilhando a opinião, Aster Oliveira Pamplona dos Santos, diretora da Escola M. Diretora Maria Sarah, escola que sediou a capacitação, considerou positiva a metodologia aplicada em sala de aula. “Vi os alunos entusiasmados com as atividades propostas pelos professores,” observou.

Equipe pedagógica
Este é o segundo ano que as escolas do município participam do projeto. Entretanto, antes de repassar novas didáticas de ensino às professores Selma, Elaine e Márcia estão em estudos desde o ano de 2013 na UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Sobre o PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa “é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental”.