Encontro de produtores supera expectativas dos organizadores

Equipe organizadora já diz pensar na edição que será realizada em 2011

Aldair de Lima

DSC00724

As equipes das Secretarias Municipais de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente e Saúde e Ação Social e do Centro de Controle de Zoonoses de Iturama já programam para o próximo ano um novo encontro de produtores rurais em Iturama para atender toda a região. Segundo os organizadores, a participação na primeira edição, realizada no último sábado, superou as expectativas, principalmente, por ter abrangido temas de interesses daqueles que são voltados ao agronegócio no triângulo mineiro. Cerca de cem pessoas estiveram no evento que deu direito a certificados.

A ovinocultura, por exemplo, apesar de ser uma atividade com a participação ainda discretas dos agricultores da região, é considerada extremamente vantajosa por exigir gastos mínimos e renda satisfatória, sobretudo, por ser de fácil manejo e exigir pequenas áreas.

“Outro tema abordado que mereceu atenção especial dos participantes foi a “Sanidade da Glândula Mamária por estarmos em uma das maiores regiões produtoras de leite do país. As medidas preventivas fizeram parte de uma série de questionamentos”, diz o agrônomo da Secretaria de Agricultura, Rodrigo Oliveira Tomaz.

Pastejo

Paralelamente, os debates sobre nutrição em pastejo e opção de suplementação para a seca tiveram grande interesse pelo atual período ser mais seco e pelas dúvidas sobre o complemento ideal para cada período e pastagem.

O evento foi realizado gratuitamente pela Prefeitura de Iturama, em parceria com a Emater e Unicastelo.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512