Feira de Artesanato do projeto Conviver vai até o dia 26

DSC_01161.jpg

Evento faz parte das comemorações da Semana do Idoso no Município

Aberta oficialmente nesta segunda-feira, dia 22, a Feira de Artesanato do projeto Conviver-3ª Idade faz parte das comemorações da Semana do Idoso em Iturama. A convite da coordenadora do grupo, Márcia Regina Ferreira Fontoura Souza, marcaram presença na solenidade o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho, vice-prefeito, Olegário Ferreira de Lima, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas e a vereadora Ana Lucia Menezes Santos.

Com o objetivo de divulgar a comunidade os trabalhos de artesanato desenvolvidos no projeto durante as oficinas de Artes, a coordenadora lembrou que este é o primeiro ano que o evento acontece na sede do projeto. “Antes estes trabalhos eram levados a Feira do dia 1º de maio, mas este ano nos dedicamos a realizar nosso próprio evento,” explicou Márcia.

Aberta ao público, a feira segue até o dia 26, sexta-feira, na Avenida Seis Irmãos, nº 1069 em frente a creche Deus Menino com exposição dos trabalhos manuais nos quais inclui pintura em tecido, bordados, crochê, patchwork entre outros. Em suas breves palavras, Burrinho parabenizou Márcia pela gestão à frente do projeto. “É um espaço onde mostra o trabalho que está sendo feito com as pessoas da melhor idade, tenho orgulho de dizer que meus pais e minha sogra também fazem parte dele.”

Para o Secretário de Desenvolvimento Social, este trabalho realizado pelo Conviver vem de encontro com as principais necessidades dos idosos. “Temos muitas ações que eles podem participar como as oficinas de artes e ainda as atividades físicas,” destacou Freitas ao lembrar que iniciativas semelhantes também são oferecidas dentro das propostas do Cras Bom Sucesso.

Grupo ajuda idosos a superar traumas

Há dois anos a aposentada, Maria Luiza Borges, de 74 anos, venceu a depressão. A cura veio quando ela entrou para o projeto conviver e viu a oportunidade de descobrir seus talentos e fazer novas amizades. “Todos os dias que tem atividades na casa eu venho, me sinto muito bem aqui,” contou a integrante do grupo enquanto acompanhava a abertura.

Já Paulínia Aparecida de Freitas Aparecido, de 66 anos, chegou ao projeto após viver um dos momentos mais triste de sua vida. “Meu marido morreu no dia 23 de agosto de 2000, mesmo dia em que Iturama faz aniversário, desde então decidi entrar no Conviver e, foi onde eu renasci”, confessou a idosa ao apontar um dos seus trabalhos exposto na feira.

Da Assessoria
Fotos: Aldair Lima∕Aldair Lima