Inauguração e entrega de casas marcam a semana

DSC_3131.png

Prefeitura de Iturama

Reforma e ampliação do prédio da escola de formação musical da banda municipal Santa Rosa de Lima e unidades habitacionais somaram recursos de quase R$ 10 milhões e beneficiaram 724 moradores

A semana em Iturama foi marcada por duas iniciativas promovidas pela Prefeitura de Iturama e juntas beneficiaram diretamente mais de 700 pessoas. Na segunda-feira, aconteceu a inauguração da escola de formação musical da banda municipal Santa Rosa de Lima e sala maestro Sebastião Pandolfi. No ano em que ela completa 42 anos de fundação, a obra traz ao espaço melhor estrutura e aos 46 músicos de 12 a 58 anos um ambiente mais confortável.

Na cerimônia de inauguração não faltou emoção por parte dos familiares e amigos do ex-maestro, falecido em novembro de 2015. Sua dedicação à música foi ressaltada pelas autoridades presentes e pelo gestor que contou sobre sua passagem na banda. “Fui aluno do Pandolfi em 1981, toquei clarinete por três anos. Ele foi uma pessoa muito simples e tinha que ser valorizado,” considerou Burrinho agradecendo ainda outro ex-maestro Reimundo Alves, Tiá que também receberá uma sala com seu nome.

Burrinho lembrou que fez outra homenagem ao músico antes de sua morte. “Denominei “Sebastião Pandolfi” uma rua lá no bairro Alcides Veríssimo”. Na solenidade participaram também vice-prefeito Olegário Lima, vereadores José Pichioni Filho, Ana Lucia Menezes Santos, Nilson Conceição de Oliveira, Gil Wagner Martins de Oliveira Nogueira, Sandro Alves, José Francisco da Rocha, Sandro Alves da Costa, Ademilton Alves Leal e o secretário municipal de Cultura Romes Damacena.

Outro evento que entrou para o calendário de ações da Gestão Municipal e inicia etapa importante na vida de 678 pessoas, é a entrega das chaves de 169 imóveis do bairro Alcides Veríssimo III. Empreendimento do Minha Casa Minha Vida do Governo Federal com participação da Caixa Econômica Federal (CEF) recebeu verba do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial). A Prefeitura fez a doação dos terrenos.

Neste projeto foram contemplados moradores com renda familiar de até R$ 1.600 (Faixa I) e o valor da prestação será em torno de R$ 45. “Iturama foi o único município de todo estado de Minas Gerais a comprar terrenos e doar para a Caixa,” explicou Cláudio Burrinho sobre o processo de construção das unidades.

União essa que foi ressaltada pelo Superintendente da CEF- Regional do Triângulo Mineiro, Paulo Antunes de Siqueira. “Sem a doação dos terrenos não conseguiríamos realizar estas obras. Foi muito importante à participação da Câmara de Vereadores na aprovação e da disposição política do prefeito.” O diretor-executivo de Habitação da Caixa, Teotonio Rezende compartilhou da opinião de Siqueira e ainda acrescentou informações sobre o programa habitacional em todo Brasil.

Sonho realizado

Com a entrega de mais 169 casas, o Governo Municipal já registra quase duas mil novas moradias focadas nas famílias de baixa renda do município. Como é o caso da manicure Patriena Alves Camargos de 34 anos e mãe de 4 filhos entre 17 e 3 anos de idade.

Assim como ela quem está feliz da vida é o aposentado Adão (79 anos) e a viúva Maria José de Oliveira Batista (67 anos). Ela vai se mudar para a nova casa com a filha, genro e duas netas e abandonar o aluguel de R$ 500. O mesmo acontece com a Darlene dos Prazeres que agora só pensa em dar um futuro melhor para os dois filhos.

Desenvolvimento

Para os moradores dos novos bairros (Vera Lúcia Elias I e II, Alcides Veríssimo I, II, III e Dr. Diogenes de Souza) Burrinho falou sobre as ações da Prefeitura para atendê-los. “Construímos creche, escola, vamos inaugurar mais uma creche, quadra e um espaço comunitário. Eles vão ter acesso a Educação, Esporte e Lazer,” garantiu.

Da Assessoria
Fotos: Aldair Lima ∕Marcos Antônio